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/ A importância do monitoramento das mídias sociais

09 de março de 2015
Hoje em dia a necessidade de estar presente nas redes sociais é fundamental para o destaque de uma empresa. Entretanto, com a falta de tempo para acessá-las muitas empresas deixam esse aspecto de lado. E por isso existe a assessoria de comunicação, para estar prestando esse tipo de serviço para pequenas ou grandes empresas. É essa assessoria que vai planejar , manter as redes sociais atualizadas, interagir com o público e divulgar dentro da internet o produto. Contudo, ainda muitas empresas ingenuamente ainda não visionam a grande e real importância desses serviços. Por isso, nada melhor que pesquisas para comprovarem, o quão importante é o assessoramento de mídias sociais. Dessa forma, através da fonte (http://colunas.pegn.globo.com/sonasocial/2011/08/23/quao-importante-e-o-monitoramento-das-midias-sociais/ ) encontramos uma pesquisa nacional que apresenta diferentes argumentos para ressaltar a importância dos serviços que assessoram as redes sociais. Através de uma pesquisa nacional, realizada pela Orbium, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de customer care (CRM), mostra que, das 156 empresas entrevistadas, 52,1% consideram muito importante o monitoramento de sua imagem na internet, 43,7% classificam-no como importante e apenas 4,2% acreditam que esse trabalho seja irrelevante. Para complementar, 70,4% pretendem investir em ações em redes sociais; e 22,5% têm a intenção de apostar nesse nicho, mas não no curto prazo. Já 7,1% dos entrevistados garantem que não têm interesse em investir nessas mídias. “É um estudo preliminar, com o objetivo de sentir o clima corporativo”, afirma Clarice Kobayashi, vice-presidente de marketing e estratégia de negócios da Orbium. “O próximo passo, que vamos realizar nos próximos dois a três meses, é qualificar e especificar mais esses resultados.” O levantamento foi conduzido entre 5 e 19 de agosto com presidentes e diretores ou gestores de atendimento e marketing (65% dos respondentes) e gerentes de vendas, operações ou tecnologia e analistas em geral (35%). Os dados mostram que a preocupação dos negócios brasileiros com as redes sociais é grande, mas que, segundo Clarice, é pouco estruturada – a famosa questão de ter uma estratégia organizada. Um dado interessante da mesma pesquisa mostra que, quando questionadas se já realizaram monitoramento de suas marcas nas redes sociais, 57,1% responderam que sim, de forma manual, e 22,9% já o fizeram de forma automatizada. Clarice classifica a forma manual como um método pouco prático de pesquisa em sistemas de busca para saber o que está sendo falado sobre a empresa, sem auxílio de ferramentas ou softwares que deem resultados mais estatísticos. Ela espera que a próxima fase da pesquisa detalhe isso. Outro aspecto que ficou evidente para Clarice é que o processo de desenvolvimento de estratégias nas redes sociais parece mais fácil para os altos níveis corporativos, mas mais complicados para os cargos de base, que lidam com essas ações diariamente. “A maioria dos entrevistados foram os presidentes e diretores das empresas, que possuem a visão total do negócio. Talvez seja por isso que 33,8% não vejam obstáculos ao desenvolverem estratégias. Quando a abordagem é com a equipe operacional, que tem visão parcial do negócio, é notável a preocupação com os obstáculos e com disponibilidade para investimento para essas atividades”, afirma. A pesquisa também relacionou os maiores obstáculos levantados pelas empresas na hora de monitorar as redes sociais (era possível escolher mais de uma alternativa):
  • 45,1% consideram a falta de um processo automatizado como empecilho
  • 32,4% alegaram falta de verba para investir nessa área
  • 21,1% acreditam que haja falta de mão de obra especializada para exercer a função
  • 15,5% consideram que ainda há falta de conhecimento sobre o assunto
Mas o importante mesmo é que muitas das empresas acreditam que fazer esse tipo de monitoramento leva a grandes benefícios:
  • 73,2% acreditam ser possível detectar e resolver problemas de consumidores por meio dessas ferramentas
  • 71,8% afirmaram que as mídias sociais possibilitam analisar de que forma a marca é percebida
  • 54,9% acreditam que é possível utilizar essas mídias para acompanhar ações da concorrência
  • 52,1% disseram ser possível também analisar a repercussão das publicações de imprensa sobre a empresa
  • 46,5% afirmaram que as redes sociais também permitem reconhecer os defensores da marca
Enfim, é muito importante destacar que não existem falhas técnicas nesse meio. Contudo para atingir os objetivos desejados é preciso um bom planejamento, criatividade, e interatividade. Isso tudo fica por conta da assessoria que vai unir esses pontos chaves para atingir ao público de forma positiva.  
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