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/ SEO: Como funciona o Google

03 de junho de 2015
O primeiro passo antes de otimizar um site para o Google é entender um pouco melhor como a ferramenta funciona e de que forma ela apresenta seus resultados de pesquisa. As buscas são dividas entre resultados pagos e orgânicos (gratuitos). seo-onpage01 Neste exemplo, os dois primeiros resultados com a marcação em amarelo “Anúncio” são aqueles em que um anunciante paga pelo clique através do Google Adwords. Nosso foco é falar apenas de como otimizar para a parte orgânica (resultados sem a marcação em amarelo), que ocupa a posição de maior destaque e recebe a maioria dos cliques. Abaixo segue ilustração do mecanismo de busca do Google de forma bastante simplificada, mas suficiente para entender a metodologia básica e desenvolver um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization). seo-onpage02 Primeiro o Google usa seu robô para rastrear todas as páginas que encontra. Esse robô vai, basicamente, entrando de link em link e lendo tudo o que a página tem e gravando tudo nos servidores do Google. A partir do momento em que um usuário faz uma busca, o Google vai procurar nos servidores, através de um algoritmo, a página que ele acredita que responda melhor ao que o usuário está buscando. Para identificar se a página fala sobre o assunto são analisadas partes importantes da sua estrutura como o título, os subtítulos, os textos, as legendas das imagens e outros elementos. Tudo isso é comparado com as palavras buscadas, procurando assim reconhecer alguma relação. Já a classificação leva em conta o quanto a página é relevante. O principal parâmetro é o número de vezes que ela é indicada por terceiros. Na Internet isso toma a forma de links recebidos, que funcionam quase que como votos. Quanto mais links e de sites com maior autoridade uma página tiver, maior a probabilidade dela alcançar as primeiras posições do Google. Há também outros fatores que denotam que o usuário teve uma boa experiência: velocidade de carregamento da página, o fato de o visitante voltar ou não ao Google após entrar na página (se voltar é porque não encontrou o que procurava - experiência ruim). Resumindo muito, essa é a base de um bom trabalho de SEO: páginas de qualidade em um site bem arquitetado, orientadas para as palavras-chave que são importantes para o seu negócio e buscadas pelo seu público e diversos links recebidos gerando autoridade. Portanto, reforçamos, não caia na tentação de pagar barato e esperar por trabalho sério de SEO. Procure empresas especializadas que realmente sabem o que estão fazendo, e tenha em mente que este deve ser um investimento contínuo, e não pontual, ou você pode acabar “rasgando o dinheiro” da sua empresa e achando que “essa coisa de SEO foi um desperdício de tempo e dinheiro que não deu certo”. Não deixe o trabalho de um profissional ser feito por um sobrinho sem experiência, pois não é porque seu sobrinho passa o dia inteiro conectado que ele entende sobre Search Engine Optimization e Marketing Digital. Quer saber se vale a pena investir em SEO e como trabalhar melhor as palavras-chave? Leia os artigos anteriores. Quer saber mais sobre SEO e como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar na web? Fale com a gente! A BVZ Digital sabe muito bem o que está fazendo. ^_^
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