/ BLOG

/ SEO: Palavras-Chave

28 de maio de 2015
As palavras-chave (ou keywords) são os elementos que guiam qualquer trabalho de SEO (Search Engine Optimization), assim, a pesquisa de palavras-chave é uma das mais importantes atividades relacionadas com SEO e marketing na internet. Uma pesquisa de palavras-chave com embasamento bem estruturado torna a atividade de otimização mais eficaz – aumentando o tráfego do site e suas conversões. Utilizar as palavras-chave erradas pode fazer com que seu site não seja encontrado pelo seu público-alvo, além de atrapalhar as conversões e resultar em tempo e investimento desperdiçados. Entenda Seu Público-Alvo Um dos erros mais comuns cometidos na hora de fazer a pesquisa de palavras-chave é deduzir que já se sabe que tipo de palavras os consumidores irão digitar para encontrar o site. Quanto mais especializado você é em determinada área, maior a tendência de que você utilize termos mais técnicos e específicos – ou seja, os usuários que vão usar as mesmas palavras que você utilizaria podem não ser exatamente seu público-alvo, e sim seus semelhantes (fornecedores, concorrentes, etc) em vez de seus clientes. Para entender que tipo de palavras os usuários vão digita para encontrar seu conteúdo, o primeiro passo é não confiar somente em seu knowhow da área para montar uma lista de termos, mas, em vez disso, se colocar no lugar do cliente e pensar como cliente. Monte uma Lista de Palavras A intenção, nesse passo, é montar uma lista de keywords em potencial – e nessa etapa abrir mão da criatividade é um desperdício. Se você tem uma equipe, ótimo, promova um brainstorm. Senão, pergunte a pessoas de fora do seu ramo, como amigos e parentes, sobre que tipo de palavras eles digitariam se estivessem pesquisando sobre o seu produto/serviço. Não se esqueça de analisar o que seus concorrentes estão fazendo. Fique atento aos títulos das páginas, meta descriptions ou nome de categorias. Isso vai ajudar você a encontrar palavras-chave que os usuários estão utilizando nas pesquisas. Uma ferramenta extremamente útil nessa etapa é a Keyword Planner Tool, do Google Adwords. Nela, você insere uma lista de termos mais genéricos e deixando selecionada a opção “utilizar sinônimos” você conseguirá uma lista de sugestões de termos que poderá utilizar. Complementar sua lista de palavras-chave com as palavras utilizadas pelos usuários é uma maneira muito interessante de manter seu conteúdo sempre alinhado com o desejo dos usuários – melhorando, assim, suas taxas de conversão. A pesquisa de palavras-chave é um processo sem fim, se você quiser ter um trabalho realmente eficaz. Diariamente chegam ao mercado novos produtos, serviços e tendências, fazendo com que o comportamento do cliente esteja sempre em mutação. Um termo que hoje está entre os mais procurados, daqui a poucos dias pode perder sua importância. Além disso, é importante ter em mente que o próprio amadurecimento constante do seu próprio site pode levar a uma busca constante por novos termos. Portanto, como falamos anteriormente, não caia na tentação de pagar barato e esperar por trabalho sério de SEO e marketing digital. Procure empresas especializadas que sabem exatamente o que estão fazendo, e tenha em mente que este deve ser um investimento contínuo, e não pontual, ou você pode acabar "rasgando o dinheiro" da sua empresa e achando que “essa coisa de SEO foi um desperdício de tempo e dinheiro que não deu certo”. Quer saber se vale a pena investir em SEO? Leia o artigo anterior. Quer saber mais sobre SEO e como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar na web? Fale com a gente! A BVZ Digital sabe muito bem o que está fazendo. ^_^
compartilhar