/ BLOG

/ Tire o 'S' da crise: CRIE!

29 de setembro de 2015
Atualmente fala-se muito em crise, desaceleração econômica, aumento no índice de desemprego e falência de empresas. Após o término das eleições e da Copa do Mundo, ambos em 2014, muitos brasileiros foram surpreendidos pela insegurança econômica e pelas perspectivas pessimistas de 2015 - hoje entendemos que os anos de crescimento econômico e o financiamento do poder de compra dos brasileiros, pela máquina pública, foram medidas irresponsáveis que desenvolveram uma série de descontroles fiscais e econômicos. Muitos empresários estavam céticos quanto a gravidade da crise econômica brasileira e não se preocuparam em buscar inovação para suas empresas e consequentemente para a gestão das mesmas. Sendo assim, muitos estão vendo os seus negócios minguarem. Infelizmente, a inovação não faz parte do cotidiano de muitos empresários, principalmente em nosso estado - o Rio Grande do Sul. Devido a gravidade do enfraquecimento das vendas, do acúmulos de prejuízos vejo uma oportunidade para estas empresas buscarem inovação, gerarem novos negócios e acreditarem no potencial da Internet para traçar novos resultados. Por isso organizamos cinco dicas para empresários enfrentar a crise econômica e aumentar as vendas. São elas: 1. Aposte no Comércio Eletrônico para alavancar suas vendas e expandir os negócios Se você é comerciante, procure novos canais de venda, quem sabe diferentes públicos. A Internet é uma opção relativamente econômica e segundo dados do E-bit o e-commerce brasileiro faturou no primeiro semestre R$18,6 bilhões de reais em 2015 contra R$ 16,1 bilhões de reais no primeiro semestre de 2014.
2. Sistemas de gestão podem economizar tempo e dinheiro. Invista! Diante desse cenário, é preciso usar software em favor do negócio. Empreendedores dos mais diversos segmentos encaram os sistemas tecnológicos como um custo extra e esquecem de avaliar a real economia de tempo e investimentos que isso pode representar a médio e até mesmo curto prazo.
3. Abra as fronteiras para a sua empresa.  Consolidar sua atuação no mercado e buscar expandir as fronteiras comerciais em diferentes países, participando, por exemplo, de feiras internacionais, é sempre um caminho produtivo. Aproveite para pensar e desenvolver novos produtos. A AMCHAM Brasil pode ser um ótimo contato para contribuir com o empresário que queira expandir seus negócios em outros países, principalmente nos EUA. A Câmera Americana de Comércio possui um departamento exclusivo para desenvolver pesquisas de mercado, de concorrências e até na indicação de burocracias para abertura de negócios no país norte-americano. ComércioExteriorInternacionalizaçãoImportaçãoExportação
4. Otimize o seu estoque. Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida. Se você quer saber como se preparar para a crise de 2015, uma das dicas mais valiosas é fazer uma revisão imediata do seu mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro de estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente assim. Two Businessmen With Digital Tablet In Warehouse
5. Corte tudo, menos o Marketing! Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing só porque as vendas estão baixas. É justamente nessa situação que você deve investir mais ainda para atrair clientes para o seu negócio! Se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital, pense seriamente em investir neste segmento, pois além de ser mais barato (mas não gratuito) que o marketing convencional, pode ter seus resultados mensurados nos mínimos detalhes. 0ed6a7_85b8445ef4474aa1a8eecff3764908fd   Sei que na teoria parece fácil, porém com muito empenho e dedicação os empresários conseguirão suportar esta onda de pessimismo e alavancar novamente os seus negócios. A BVZ Digital pode ser a sua aliada para potencializar novos negócios e gerar resultados. Procure os nossos especialistas e desenvolva o seu projeto de comércio eletrônico conosco. Lembre-se, somos a única empresa do Rio Grande do Sul com profissionais com certificação Magento, a maior e mais robusta plataforma Open Source do Mundo. Por fim, risque a palavra crise de seu vocabulário e substitua por crie!
compartilhar