/ BLOG

/ Virei meme! E agora?!

10 de março de 2016
Recentemente um antigo cliente da agência nos contatou desesperado para auxiliarmos na solução de um problema nas redes sociais. O motivo? A freelancer que estava gerenciando a fanpage da marca enviou acidentalmente uma imagem contendo um expressão de baixo calão para uma cliente. Em menos de 24 horas o erro, que convenhamos pode ocorrer com qualquer um, tornou-se viral e estava sendo compartilhado em dezenas de blog de humor - e é claro, a marca estava associada a um meme, que neste caso foi negativo para a empresa. A primeira pergunta feita pelo proprietário da marca foi: E agora? O que faremos? Após acalmá-lo sugeri que assumíssemos o erro de uma forma descontraída, criando uma reprodução da imagem enviada acidentalmente e postando-a na página. Desta forma a marca não se esquivaria da responsabilidade de se manisfestar sobre o ocorrido e aproveitaria a oportunidade para reforçar o posicionamento transparente com os clientes. Felizmente a repercussão foi positiva e os clientes que entenderam a 'sacada' postaram comentários apoiando a marca. Por fim, o meme acabou esfriando, o auê causado pela freelancer já não é mais assunto nas rodas de social media.
"Deus me deu a experiência de saber o que era meme", disse Luiza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, sobre o emblemático debate protagonizado por ela em um programa de televisão – e que terminou com seu rosto estampado em diversas imagens na internet.
A grande questão é... Quanto vale a sua marca e o posicionamento dela na Internet? O papel da agência digital é exatamente zelar pelo valor das marcas, criando padrões, planejamento e excelência no atendimento via redes sociais. Certifique-se de que a sua empresa conta com estrutura e profissionais qualificados e responsáveis para gerenciarem os canais de comunicação e divulgação na Internet. Evite os sobrinhos e as agências de R$1,99, afinal a sua MARCA vale muito!  
compartilhar