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/ Comunicação e consumo em tempos de pandemia

08 de abril de 2020
Diante do risco da COVID-19, o mundo toma medidas urgentes para conter o número de casos entre a população. Pessoas e empresas se deparam com a necessidade do isolamento, acompanhado de uma série de mudanças significativas na rotina e nas relações. Home office, atendimentos online, reuniões por videoconferência, tudo incentivado pelas ações de prevenção. O dia a dia passa a ser limitado ao espaço de casa e o contato restrito estabelece distância física entre familiares, amigos, colegas, parceiros e clientes.

Como consequência do distanciamento social, mais do que nunca, as interações estão centralizadas na internet, revelando grandes oportunidades de atuação social e comercial. O ambiente das redes sociais, por exemplo, tem sido o único lugar comum de “encontros” entre os usuários, além de um canal de grande alcance para influencers, artistas e marcas.

A situação aponta seus desafios e exige soluções rápidas. Para ser eficiente, uma estratégia voltada ao momento atual deve considerar o comportamento, os interesses e as necessidades criadas pelo contexto. Partindo disso, é inegável a contribuição da conectividade na manutenção do estilo de vida de pessoas e negócios.


Planejamento e atuação com nossos clientes

Para a Saccaro, marca de móveis com mais de 70 lojas no mundo, estruturamos um plano de ação diversificado, visando à aproximação com o público e à continuidade dos negócios por meio online. Criamos conteúdos informativos de prevenção para os consumidores, materiais de divulgação para os lojistas e ações de engajamento para os arquitetos, como apoio às atividades exercidas em home office. Transmissões ao vivo com temas sobre o mercado foram ao ar, com foco no fortalecimento da rede de lojistas. Além disso, desenvolvemos um hotsite, centralizando as informações de cuidados e os contatos de atendimento remoto.



Pensando em ações específicas de vendas, o momento exige muita cautela para não transparecer agressividade ou oportunismo. Com nosso cliente Recanto Tropical, optamos por trabalhar uma abordagem empática, mostrando disposição para atender bem e de forma segura, à distância. A ação proposta traz a oferta de compras programadas, com descontos nos produtos e entrega grátis para a data escolhida pelo consumidor. O atendimento acontece de maneira remota e a divulgação dos produtos é realizada pelas redes sociais.


Aprendizados e possibilidades para o relacionamento e as vendas

Partindo dos exemplos vivenciados em nossos clientes, alguns pontos mostram-se centrais para uma estratégia de superação para os desafios impostos pela quarentena. Trabalhar ações por meio de tais recursos tem viabilizado o apoio nos negócios e no relacionamento com o consumidor. Dessa forma, destacamos tópicos que podem ser aproveitados para o fortalecimento na atuação das marcas durante as restrições preventivas.

- Atendimento online

O relacionamento direto com os clientes é um diferencial e tanto em momentos de dúvidas e inseguranças. Mais do que mostrar disponibilidade, estar presente transmite responsabilidade e confiança ao consumidor. Ter um canal direto de comunicação ainda auxilia no reforço das ofertas, como instrumento de orientação sobre atendimentos remotos e processos de vendas. Vale lembrar que uma equipe preparada também é essencial para conseguir absorver a nova demanda de forma adequada.

- Produção de conteúdo

Com o propósito de mostrar transparência, informações claras sobre as medidas de seguranças tomadas e orientações de prevenção devem ser comunicadas. As propostas de conteúdos podem contemplar tanto formatos de publicações nas redes sociais como em sites oficiais, o importante é reforçar o envolvimento. Curadorias com indicações de atividades e até mesmo dicas para lidar emocionalmente com o momento são outros exemplos de temas que podem ser abordados.

Conscientes da mobilização social em relação à prevenção, aderir às mudanças de comportamentos e processos faz parte dos esforços pelo bem social. Assim, a lição mais valiosa é o poder de adaptação, fazendo mais do que os consumidores esperam, oferecendo o que eles necessitam para seguir em segurança. Uma marca para ser lembrada precisa estar presente, principalmente em momentos que exigem cuidado e solidariedade.
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