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/ Publicidade digital deve crescer 14% em 2015 e chegar a casa dos R$ 9,5 bilhões

28 de abril de 2015
A previsão para 2015 é de que a publicidade digital movimente R$ 9,5 bilhões, o que significa um crescimento de 14% em relação a 2014.* “Esse número mostra a importância do mercado de publicidade digital no mix de meios de comunicação. O crescimento em 2014 e a projeção para 2015 certamente fortalecem as empresas do setor em um ano no qual só se fala de crise e instabilidade econômica. Temos a certeza que o nosso setor manterá a trajetória de desenvolvimento e consolidação”, comenta Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil. De acordo com a pesquisa, o segmento de "search e classificados" é o campeão no volume de verbas publicitárias, com R$ 3,9 bilhões em 2014 e R$ 4,5 bilhões neste ano. Em segundo lugar, aparecem display e redes sociais (de R$ 2,8 bilhões para R$ 3,2 bilhões), seguido por vídeo (de R$ 811 milhões para R$ 925 milhões) e mobile (de R$ 721 milhões para R$ 822 milhões). Claro que são muitas as razões para esse crescimento natural do investimento em publicidade digital, no entanto é, no mínimo, intrigante um crescimento tão alto em meio a crise econômica que estamos vivendo e que, conforme a previsão dos economistas, só diminuirá lá por novembro. Claro que não podemos esquecer que esses 14% são uma previsão, e não um fato. Mas por outro lado, o cenário dessa crise tem mostrado uma mudança de comportamento dos clientes. Se comparada com a mídia on, a mídia off pode ser dita como cara e imprecisa, enquanto com a publicidade digital os valores e resultados são mais acessíveis. O cliente quer gastar menos e atingir mais consumidores. Essa afirmação não mudou desde o início da publicidade. O que mudou foi a globalização digital. Segundo o Ibope Media, o Brasil possui 105 milhões de internautas, sendo assim, o 5º país mais conectado no mundo. 57,2 milhões destes usuários acessam regularmente a Internet, sendo que 38% deles acessam à web diariamente, enquanto 87% dos internautas brasileiros entram na internet pelo menos uma vez por semana. Se o cliente pode atingir todo esse público com uma verba muito menor do que precisaria com mídia off, por que ele não o faria? Sem contar o fato de que na publicidade online a segmentação é muito mais prática e os resultados muito mais precisos. Mídia off é importante? Claro que sim. O perfil dos consumidores brasileiros evolui e muda com o tempo. Hoje, ele não é 100% digital ou 100% analógico, ele toca os dois universos, e faz uso das ferramentas que lhe forem mais convenientes em cada situação e apesar deste oceano de internautas, muitas pessoas ainda preferem a boa e velha propaganda tradicional. Como diz minha vó, "tem gosto pra tudo". * Segundo pesquisa divulgada dia 14 de abril de 2015 pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), realizada em parceria com a comScore.
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