2. Sistemas de gestão podem economizar tempo e dinheiro. Invista! Diante desse cenário, é preciso usar software em favor do negócio. Empreendedores dos mais diversos segmentos encaram os sistemas tecnológicos como um custo extra e esquecem de avaliar a real economia de tempo e investimentos que isso pode representar a médio e até mesmo curto prazo.
3. Abra as fronteiras para a sua empresa. Consolidar sua atuação no mercado e buscar expandir as fronteiras comerciais em diferentes países, participando, por exemplo, de feiras internacionais, é sempre um caminho produtivo. Aproveite para pensar e desenvolver novos produtos. A AMCHAM Brasil pode ser um ótimo contato para contribuir com o empresário que queira expandir seus negócios em outros países, principalmente nos EUA. A Câmera Americana de Comércio possui um departamento exclusivo para desenvolver pesquisas de mercado, de concorrências e até na indicação de burocracias para abertura de negócios no país norte-americano.
4. Otimize o seu estoque. Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida. Se você quer saber como se preparar para a crise de 2015, uma das dicas mais valiosas é fazer uma revisão imediata do seu mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro de estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente assim.
5. Corte tudo, menos o Marketing! Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing só porque as vendas estão baixas. É justamente nessa situação que você deve investir mais ainda para atrair clientes para o seu negócio! Se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital, pense seriamente em investir neste segmento, pois além de ser mais barato (mas não gratuito) que o marketing convencional, pode ter seus resultados mensurados nos mínimos detalhes. Sei que na teoria parece fácil, porém com muito empenho e dedicação os empresários conseguirão suportar esta onda de pessimismo e alavancar novamente os seus negócios. A BVZ Digital pode ser a sua aliada para potencializar novos negócios e gerar resultados. Procure os nossos especialistas e desenvolva o seu projeto de comércio eletrônico conosco